top of page

Filosofe-se

“Assim, avante no caminho da sabedoria, com um bom passo, com firme confiança! Seja você como for, seja sua própria fonte de experiência! Livre-se do desgosto com seu ser, perdoe a si próprio.” (NIETZSCHE, 2000: 195)

“O suicídio é o desespero e a imobilidade; a natureza nos inspira a esperança e a ação. Por mais desesperadas que sejam as condições em que nos achemos colocados, por mais difícil que seja a nossa situação, desde que pomos de lado nossas misérias e consideramos a majestade divina do espetáculo que se desenrola diante de nós, é impossível deixar de readquirir confiança. De nada somos autores, de nada somos culpados. As coisas se movem indefinidamente através de nós  e a nossa influência sobre a marcha dos acontecimentos é inteiramente passiva. Aquilo mesmo a que chamamos nossa atividade é determinado por causas desconhecidas.” ( BRITO, 2008: 177)

“É certo que a vida é uma série de lutas. Por mais que queira idealizar as condições de existência, por mais favoráveis que sejam as disposições de quem quer que observe a marcha das coisas, não se pode deixar de confessar que a vida é um grande e vastíssimo campo de batalha... O princípio de Darwin é rigorosamente verdadeiro: a vida é uma luta constante, luta do homem contra o absurdo e o despotismo da força bruta, luta contra a fatalidade dos elementos, luta do homem contra si mesmo” (BRITO, 2008: 189).

.

Filosofe-se: Publicações
bottom of page